Castanheira: Auxilia a evitar doenças como Alzheimer, Parkinson, cataratas e disfunções do coração.


A castanheira (Bertholletia excelsa) é uma planta nativa brasileira, muito conhecida pelo seu fruto, a castanha do Pará ou castanha do Brasil.

Possui uma grande quantidade de nutrientes como sódio, potássio, magnésio, que são

importantes para a manutenção muscular, evitando câimbras e auxiliando a manter a massa muscular.

Também é um alimento rico em selênio em sua composição, que tem a função de regular as funções hormonais ligados a glândula tireóide, o que garante uma boa saúde dos rins, coração, fígado, cérebro, auxiliando no emagrecimento e regulação do humor e ciclo menstrual. A castanheira por ser um alimento rico em selênio possui níveis maiores desse nutriente do que alimentos como: fígado bovino, cereais integrais, lácteos etc.


Estudos realizados na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) revelam a presença de vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B6), vitamina C e vitamina E(Conforme tabela abaixo).


As vitaminas do complexo B são importantes para uma boa saúde mental, melhorando pele, cabelos, unhas e auxiliando na saúde do sistema digestivo garantindo uma melhor absorção de nutrientes pelo sistema digestivo.


Já as vitaminas C e E são importantes antioxidantes naturais.

A atividade antioxidante é importante na redução dos radicais livres que em acumulo pode causar doenças degenerativas. Os antioxidantes neutralizam os radicais livres que podem causar danos celulares, evitando doenças degenerativas como Alzheimer, Parkinson, doenças do coração, olhos e distúrbios inflamatórios.

Existem pesquisas que relacionam o câncer ao acumulo de radicais livres.

Pesquisas vem sendo realizadas na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) evidenciam a presença de compostos naturais com atividade antioxidante na castanheira.

A Castanheira possui benefícios para a saúde, mas calma, é sempre bom observar as doses recomendadas para garantir todos os benefícios descritos.

Também devemos esclarecer que seus benefícios são ainda mais efetivos quando relacionados a uma pratica de vida saudável.


#antioxidante #complexob #absorcaoalimentos #parkinson #alzheimer

48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo