Ipê Roxo (Pau d' Arco) combate úlceras, bactérias e auxilia em tratamentos contra cancêr.

Conhecida por diversos nomes como pau d'arco, piúna roxa, ipê-una, fora considera madeira de lei (pois durante o período colonial, era utilizada para produção de barcos, necessitando de autorização para seu corte.)



BENEFÍCIOS DO IPÊ-ROXO


Popularmente o chá de Pau d' Arco serve para tratar diversas inflamações, infecções baterianas e úlcera. Essa última, em um estudo da revista Phytotherapy Research chegou a resultados interessantes. Foram induzidos úlceras gástricas crônicas em ratos e os tratou com extrato etanóico de ipê-roxo duas vezes ao dia durante sete dias.

"Ao final da análise, houve redução em quase metade das úlceras gástricas tratadas com o extrato de ipê-roxo. O estudo concluiu que os compostos presentes na casca da árvore ipê-roxo apresentam propriedades significativas capazes de proporcionar a cicatrização das úlceras gástricas. O efeito se dá pelo aumento do conteúdo de muco e da proliferação celular"

Importante lembrar que algumas úlceras estão associadas com uma bacteria gravíssima que é a helicobacter gligoric, que ataca o estômago podendo até causar câncer, sendo que o ipê roxo é excelente para combate-lo.


Combate ao câncer


Um estudo publicado na revista "Proceedings of the National Academy of Sciences" concluiu que a casca do ipê-roxo possui um componente capaz de eliminar um tipo de célula cancerígena. Segundo os pesquisadores do Centro Médico Southwestern, da Universidade do Texas, a descoberta pode abrir o caminho para um novo tratamento contra o tipo mais comum de câncer de pulmão.


Outro projeto de parceria com universidades brasileiras (UFC + UFMG) e univeridade do Texas, pesquisadores criaram uma substancia análoga o beta-lapachona (subtância encontrada no pau d'arco). Essa pesquisa foi finalista na categoria invoação tecnonlógica do Instituto Otavio Freitas em 2019. Isso porque a subtância é capaz de dar força para as celulas boas resistiram aos tratamentos de cancer, enquanto a cancerígenas conseguem ser isolados.

o composto extraído da casca da árvore interage com uma enzima identificada como NQ01, encontrada em células de câncer pulmonar e outros tumores sólidos. Nos tumores, a substância é metabolizada e produz a morte celular sem danificar os tecidos não cancerosos, diz o estudo.


O Pau d' Aarco (ipê roxo) fortalece o sistema imunológico, combate diabetes, infeções urinárias e cistos no ovário.





#infeccoesurinarias #combatecancer #cancer #sistemaimunologico #iperoxo #paudarco #lapachona #amidalite #ulcerasgastricas #ulceras #piuna


220 visualizações0 comentário